Decisão foi oficializada nesta quarta-feira (21) após fracasso nas negociações de venda; clientes devem buscar ressarcimento através do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

O cenário das fintechs no Brasil sofreu um forte abalo na manhã desta quarta-feira (21/01). O Banco Central do Brasil (BC) decretou a liquidação extrajudicial do Will Bank, interrompendo imediatamente todas as operações financeiras da instituição. A medida ocorre após um período em que o banco digital, que possui ligações estratégicas com o Banco Master, esteve sob observação rigorosa da autoridade monetária.

O Will Bank vinha sendo preservado pelo BC nos últimos meses devido ao interesse de diversos grupos de investidores na sua aquisição. No entanto, as negociações para a venda do controle acionário não avançaram conforme o esperado, impossibilitando a manutenção da saúde financeira da operação e levando o Banco Central a optar pela liquidação para proteger o sistema financeiro.

O que acontece com o dinheiro dos clientes?

Com a liquidação decretada, as contas e cartões do Will Bank deixam de funcionar para novas transações. O momento é de alerta, mas também de calma para os milhares de usuários da plataforma. Por ser uma instituição financeira devidamente registrada, os saldos dos correntistas e investimentos estão protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

O FGC garante o ressarcimento de depósitos em conta corrente e aplicações financeiras até o limite de R$ 250 mil por CPF. O processo de pagamento costuma ser iniciado após o liquidante nomeado pelo Banco Central preparar a lista de credores e enviar os dados ao Fundo Garantidor.

Alerta para o Mercado de Fintechs

A queda do Will Bank serve como um importante sinal de alerta para o mercado de bancos digitais e para os consumidores. O setor, que viveu uma expansão agressiva nos últimos anos, agora enfrenta um período de consolidação e maior rigor na fiscalização. A liquidação reforça a importância de os usuários diversificarem suas instituições financeiras e estarem atentos à saúde dos bancos onde depositam seu patrimônio.

No Parlamento Brasil, continuaremos acompanhando o desenrolar desta liquidação e traremos atualizações assim que o cronograma de pagamentos do FGC for divulgado.

Fábio Macedo | Parlamento Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Title
.